As qualidades antidepressivas da cetamina foram descobertas por dois pesquisadores de Yale na década de 1990, embora a pesquisa não tenha sido publicada até os anos 2000. Em 2012, as clínicas de cetamina estavam começando a oferecer esses tratamentos inovadores off-label para aqueles que sofriam de transtornos mentais graves. E hoje você dificilmente consegue ler um jornal ou revista sem encontrar um artigo sobre os benefícios dos tratamentos com cetamina para depressão e dor crônica.
É claro que, apesar de todas as pesquisas e informações positivas disponíveis, ainda existem muitos conceitos errôneos sobre a cetamina para a depressão. Aqui você encontrará respostas para as perguntas mais frequentes sobre os tratamentos com cetamina e o que esperar ao começar sua jornada.
A primeira etapa é determinar se você é candidato a receber aplicaçoes de cetamina. Se decidirmos que sim em sua consulta, revisaremos seus sintomas, explicaremos o processo e responderemos a quaisquer perguntas que você possa ter. Em alguns casos, é possível receber a primeira infusão no mesmo dia da consulta inicial.
• No dia da sua primeira infusão, siga estas instruções:
• Não coma alimentos sólidos, sopas ou sucos polpudos por 6 horas antes de sua infusão
• Não coma quaisquer alimentos ou líquidos dentro de 2 horas de seu tempo de infusão
• Chegue à nossa clínica de cetamina em 15 minutos antes da hora da infusão
Os efeitos colaterais da infusão de cetamina são geralmente leves e de curta duração, mas podem incluir:
• Tontura
• Alucinações não ameaçadoras
• Náusea – podemos administrar um medicamento anti-náusea caso você sinta este efeito colateral
Durante a infusão, apenas relaxe e ouça música, se desejar. Você estará acordado e alerta, podendo falar com sua enfermeira ou um membro da família, embora a maioria dos pacientes opte por apenas relaxar.